Gabriel Grossi

Apesar de jovem, Gabriel tem uma trajetória extensa. Além de carreira solo bem estabelecida dentro e fora do país, é desde 2005 integrante do Hamilton de Holanda Quinteto, conjunto vencedor do prêmio Tim 2007 e finalista do Grammy Latino por três vezes consecutivas. Sempre envolvido em importantes projetos, Gabriel foi parceiro frequente do saudoso e consagrado clarinetista Paulo Moura, com quem atuou de 2003 até seu falecimento. No ano de 2004, também gravou CD e DVD com as cantoras Zélia Duncan e Beth Carvalho, com as quais trabalhou bastante.

Seu disco de estreia, “Diz Que Fui Por Aí”, recebeu elogios pela concepção musical, composição e arranjos. O segundo, “Afinidade” (em duo com o grande violonista Marco Pereira), e o terceiro, “Arapuca” (inspirado no universo do forró) também conquistaram crítica e o público, mostrando que é possível aliar a tradição da música instrumental com o gosto popular, levando o nome de Gabriel para um amplo reconhecimento.

Em 2009, formou seu trio com os instrumentistas Guilherme Ribeiro (piano) e Sergio Machado (bateria). Com essa formação gravou “Horizonte”, álbum preparado durante a turnê que realizou com o lendário trombonista Raul de Souza e, em 2011, lançou o CD “Zibididi” com o premiado guitarrista Diego Figueiredo, álbum composto exclusivamente por temas autorais.

Já em 2012, Gabriel lançou mais dois trabalhos, CD “Villa Lobos Popular”, em duo com o pianista Amilton Godoy (Zimbo Trio) e o CD “Realejo” com o acordeonista Bebe Kramer. Em 2013 gravou  “Urbano”, com temas autorais e uma proposta moderna dentro do universo da harmônica.

No início de 2015 foi chamado  pelo consagrado jornalista e produtor francês Remy Kopakopul para fazer a direção musical, produção e arranjos do musical “K Rio K ” em Paris. Essa peça fala da relação Rio-Paris dos anos 20. Em julho de 2015 gravou o cd “Roda Gingante” do multinstrumentista Arismar do Espírito Santo. Em setembro do mesmo ano, grava o disco “Nascente”, lançado em 2016.

Em 2016 lança em parceria com o violonista Felix Júnior o projeto/disco/show “Nascente”, em homenagem à Guinga e Hermeto Pascoal; além de dar continuidade aos projetos “Urbano”, “Realejo” (com Bebê Kramer),“Villa Lobos Popular (com Amilton Godoy) em homenagem a Villa Lobos e “Fole de Boca” (projeto que busca novos caminhos para o forró). Em 2016 também produziu dois discos em homenagem aos seus mestres da harmônica: Toots Thielemans e Maurício Einhorn. No projeto “We do it out of love ”, Gabriel e seu parceiro Alex Rossi juntaram diversos harmonicistas de vários lugares do mundo para prestar essa homenagem e entregaram o disco pessoalmente ao homenageado Toots Thielemans em seu aniversário de 94 anos. Já na homenagem “Viva Maurício Einhorn” Grossi se juntou ao seu parceiro Pablo Fagundes e convidaram mais de vinte e seis gaitistas brasileiros para gravar um disco duplo brindando a obra  do grande Mauricio Einhorn. Mais recentemente, gravou seu quinto disco com Hamilton de Holanda Quinteto, homenageando Milton Nascimento e comemorando os dez anos de existência do grupo. Também gravou na Espanha em Barcelona pelo selo TempsRecords um disco em duo com o violonista e antigo parceiro Jurandir Santana chamado “Conexões “.

Em 2017 grava em Brasília o DVD “Em Movimento”, uma homenagem de Gabriel Grossi a vários de seus ídolos que o transformaram no músico que é hoje. Para esse projeto ele compôs várias músicas dedicadas a cada um deles e é também uma reverência aos artistas e colegas de sua geração e aos novos instrumentistas e compositores que têm dado ainda mais força para a música instrumental feita no Brasil além de fazer turnê pela América Latina e Europa.

Com dez discos lançados em seu nome, gravações e shows com grandes nomes da música nacional e internacional (entre eles, Hermeto Pascoal, Chico Buarque, Ivan Lins, Leila Pinheiro, João Donato, Dave Matthews, Guinga, Lenine, Djavan, Milton Nascimento, Dominguinhos dentre outros) e diversas turnês ao redor do mundo, Gabriel coleciona um extenso currículo agregando experiência ímpar e total reconhecimento e reverência do grande público e dos que mais conhecem do assunto.

“Fiquei muito impressionado com Gabriel Grossi, é um gaitista que toca com enorme facilidade, um músico de grande explosão. Também fiquei admirado com suas composições e seu domínio da linguagem brasileira” - Toots Thielemans.

“É um gaitista espetacular, um músico de forte personalidade movido por uma enorme paixão pela gaita e pela música, me encho de orgulho em ter participado deste brilhante CD (Diz Que Fui Por Aí)” - Mauricio Einhorn, seu ex-professor

 

#EmMovimento :

Uma das principais revelações da música instrumental brasileira nos últimos anos, Gabriel Grossi apresenta seu mais novo trabalho #EmMovimento gravado ao vivo em abril de 2017 com a participação especial de Mauricio Einhorn e Hermeto Pascoal. O álbum que será lançado em formato audiovisual no segundo semestre de 2017 marca ainda o lançamento de seu novo quinteto composto por alguns dos mais inovadores músicos de sua geração: Eduardo Farias (piano), André Vasconcellos (Baixo), Rafael Barata (Bateria) e Sérgio Coelho (trombone).

#EmMovimento é um passeio pela história da música brasileira através do olhar do compositor e instrumentista que começa por homenagear o grande fundador da música brasileira Heitor Villa-Lobos e sai pelo rico universo de Gabriel e seus mestres.

O lançamento estabelece uma nova etapa na carreira de Gabriel Grossi que completa vinte anos de estrada em 2017 e faz parte de um projeto que conta ainda com um filme dirigido pelo cineasta brasiliense Alexandre Magno que será lançado em meados de 2018.

No show, Milton Nascimento, Raul de Souza, Toots Thielemans, além de Mauricio Einhorn e Hermeto Pascoal são celebrados em composições dedicadas a cada um deles onde Gabriel mergulha ainda numa atmosfera urbana e cosmopolita natural ao seu intenso itinerário musical.

 

 

SUGESTÕES DE SHOWS:

-GABRIEL GROSSI TRIO – URBANO : Novo CD do TRIO que esta sendo gravado com lançamento previsto para junho/13.

-GABRIEL GROSSI TRIO – HOMENAGEM AOS MESTRES NELSON CAVAQUINHO E CARTOLA

-VILLA LOBOS POPULAR – com AMILTON GODOY e GABRIEL GROSSI

-GABRIEL GROSSI e BEBE KRAMER

 

Assista a videos e ouça músicas:

Gabriel Grossi e Zimbo Trio:

Gabriel Grossi – Batida Diferente (video)

 

Gabriel Grossi Trio:

Gabriel Grossi – Horizonte (video)

Gabriel Grossi – Dama de Ouro (video)

Gabriel Grossi – Brilhante (áudio)

 

Gabriel Grossi e Bebe Kramer:

Gabriel Grossi, bebe Kramer e Felix Juniro – Fuga y misterio (Astor Piazzolla)

Gabriel Grossi e Bebê Kramer – (Fortaleza de São José da Ponta Grossa, Florianópolis)

Gabriel Grossi e Bebê Kramer – Como manda o figurino (Bebe Kramer)

 

Outros:

Gabriel Grossi – Diz que fui por aí (áudio)

 

 

Clique aqui e faça downloads das músicas, partituras, releases e fotos de Gabriel Grossi.