IMPROVISADO

 

Sobre Improvisado: além de explorar diferentes ritmos, timbres e texturas do piano, do baixo acústico, das baterias e de instrumentos de percussão variados, o grupo utiliza elementos eletrônicos produzidos por instrumentos de fabricação caseira. Formado pelo pianista Marcelo Castilha, com Pedro Ito na bateria e Meno Del Pichia no baixo, o trio apresenta composições livres e músicas instrumentais autorais. Participação do DJ Marco.

São eles:

Marcelo Castilha

Compositor, pianista, acordeonista, publicitário e artista multimeios.

Como publicitário trabalhou principalmente como diretor de arte em interativos (web, cd-rom e apresentações) em agências de publicidade como Z+G Grey, Interwell e Z+, além de atuar como freelancer prestando serviços para outras agências.

Como músico participou de várias bandas, tocou em peças de teatro, acompanhou cantores e fez trilhas. Entre esses trabalhos estão a peça “Ham-let” de Zé Celso Martinez, bandas como AAAH-IZAR-JABÁ-ZUZÁ, Sérgio Basbaum Quarteto, A Versão Brasileira, Trio Pé Quente, Banda Garoaseca, Farufyno, cantores como Jair

Rodrigues, Sônia Lima, peças publicitárias como Vinhetas da rede Record de televisão, spots para Budget Rent a Car, trilhas para Mercedes-benz, Bosch, Paramount, Shop Tour e Tetrapak.

Nos útimos anos, além de conceber e organizar o projeto Improvisado, vem realizando atividades como: apresentação de piano solo no palco “Piano na praça” na virada cultural 2008, acompanhando cantores como Marcia Castro, Zé Burle e Juliana Kehl, bandas como Língua de Trapo, produzindo trilhas sonoras para teatro e cinema (“Histórias de Chuva”, “Protegendo os sonhos de natal”, “Boca do Lixo” e “Estamos Juntos”).

Além disso realizou a instalação “Bcycleart” onde uma bicicleta se torna uma ferramenta de desenho e vem pesquisando e criando novos instrumentos musicais e sua integração em performances com o Improvisado Trio, de música intrumental, baseado em novas tecnologias disponíveis e softwares livres (Arduino, Pude Data, Reactivision).

 

Pedro Ito

Pedro Ito transita em diferentes linguagens musicais através de variadas combinações entre a bateria e outros instrumentos de percussão. Viveu nos EUA por 7 anos, onde teve a oportunidade de estudar e tocar com músicos de diversas partes do mundo. Se formou na Berklee College of Music em 2002 e trabalhou intensamente no cenário musical de Boston e Nova York. Entre estúdio e palco, já apareceu ao lado de artistas como Paquito de Rivera, George Garzone, Esperanza Spalding, Didier Lockwood, Dave Fiuczynski, Luciana Souza, Dave Pietro (Maria Schneider Orchestra), Arnaldo Antunes, Jamelão, Céu, Ney Matogrosso, Ricardo Herz, Tetê Espíndola e muitos outros.

Em turnês nos EUA e Europa, já se apresentou nos festivais de Montreux (Suíça), de Rochester (USA), no Dunya Rotterdam (Holanda) e lessionou workshops em escolas e universidades por onde passou.

 

Currículo/ Release – Meno Del Picchia

 

Meno Del Picchia é musico, compositor, produtor musical e antropólogo.

Iniciou sua carreira como músico profissional aos 15 anos de idade, estudando desde os 12 anos com Leyve Miranda que abriu a “Groove Curso Livre de Musica”. Nessa escola, desenvolveu o jazz, a improvisação e harmonia, tocando baixo elétrico e acústico. Entre 2000 e 2002, estudou com Itamar Collaço , baixista do Zimbo Trio na época, na ULM – Universidade Livre de Musica. Entre 2006 e 2009 estudou baixo acústico erudito com o professor francês Tibault Delor, líder da Orquestra Tropical de Contra-baixos.

Como instrumentista acompanhou diversos nomes como: Tulipa Ruiz, Bocato, Fabiana Cozza, Ricardo Herz, Diddier Lockwood, Danilo Moraes, Cris Aflalo, banda Cérebro Eletrônico, entre outros.

Atualmente é do Trio Improvisado, da banda SOS, da dupla Peixoto e Maxado e do trio Zera Reza.

Em 2008, lançou e produziu seu primeiro disco solo ‘Meno Del Picchia’ pelo selo Phonobase. Em 2006, gravou e lançou o primeiro disco da banda DRUQUES da qual é guitarrista. Trabalha com produção de trilhas sonoras e jingles desde 2008. Seu trabalho mais atual nessa área é a produção da trilha para a instalação “Termografia” do fotografo Feco Hambúrguer, onde o bailarino Diogo Granato também participa, num espetáculo multi-mídia.

E formado em Ciências Sociais pela USP e realiza atualmente mestrado em Antropologia da Música sob orientação da professora Dra. Rose Satiko, pesquisando novos compositores e os processos de digitalização da música.

 

 

DJ Marco

(Participação especial)

Oficinas de DJ: Febem: Raposo Tavares, Tatuapé e Imigrantes, Céu: Pera Marmelo, Sesc: Belenzinho, Oficina cultura Alfredo Volpi em Itaquera, UNegro durante 3 anos no JD Brasil, Projeto Dom Quixote para menores em LA (liberdade assistida) da Casa Amarela de Jundiaí, Cedeca do Pq Sto Antonio, Centro Cultural: Vergueiro em SP e da Cidade de Bauru.Professor Dj no primeiro curso universitário de musica eletronica no Brasil na Faculdade Anhembi Morumbi por um semestre em 2009.

Eventos: • Premiação organizada pelas revistas da Editora Abril: Bravo, Claudia e Saúde aos melhores do ano de 2007 e 2008. • Auditório do Ibirapuera com Luis Melodia, Céu, Rodrigo Campos e Curumin • Ginásio do palmeiras com a Equipe Vitrine. • Tour da Nike Skateboard 2002: Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo (Ginásio do Corinthians), Florianópolis e Porto Alegre. • Nike Batalha das Quadras 2008, eliminatórias e Final – Inauguração Loja da Nike Pinheiros. • Eventos de Rap: Hip-Hop na Veia, Espaço rap da radio 105FM, Aniversario Vitrine no Ginásio do Palmeiras, Espaço Rap no Anhembi, Lançamento do DVD do Dj Kl

Jay dos Racionais Mc ́s, Lançamento do disco “Nada como um dia após o outro” do Racionais. Por 3 anos Dj na final da Batalha do Real do Rio de Janeiro organizada pela Brutal Crew, único campeonato nacional de Mcs no Brasil.

Também na maior premiação de Rap do Brasil, o Prêmio Hutuz por 3 anos. Grupos de rap: Camorra, Posse Mente Zulu, Rappin Hood, Central Acústica. Outros: Beto Villares, Zélia Duncan, Leci Brandão, Improvisado e Curumim. Equipes de Baile: Os Carlos, SP Dj, Vitrine e Banca Forte.

Atualmente toca com a Cantora Céu. Nos últimos 4 anos fez: 5 tours na França, 2 Tours na Holanda, Alemanha e espanha 5 tours em 20 estados diferentes nos EUA e 1 tour no Canadá, além de tocar em quase todos os estados brasileiros.

Trilhas para filmes, seriados e mini-séries: Cidade de Deus, Cidade dos Homens, Cidade Baixa, O ano em que meus pais saíram de férias, Antonia, Filhos do Carnaval e alguns documentários.

Gravei com: Céu, Rappin Hood, Paula Morelembaum, Zélia Duncan, Paula Lima, Leci Brandão, Beto Villares, Dj Nato, Camorra, Posse Mente Zulu, Rodrigo Campos, Iara Renó, Curumim, Adão Dãxalebaradan.

Programas de TV:

- Cultura: Ensaio, Metrópole, Vitrine, Musicaos, Manos e Minas e Bem Brasil – Globo: Jô, Faustão, Altas Horas, Jornal HJ e Fantástico. – MTV: VMB, João Gordo, Yo! Mtv Rap – Multishow.