Gabriel Grossi e Bebê Kramer – REALEJO

Nesta semana aportaram na Ilha de Santa Catarina dois dos maiores talentos contemporâneos da música brasileira:  (isso, já é sabido!) Alessandro Kramer e Gabriel Grossi. Ambos com residência no Rio de Janeiro, partilham o convívio na cidade maravilhosa e brindam o encontro musical. Um acordeonista e um harmonicista, com técnica igualmente apurada e com inspiração, transpiração e talento. Vê-los tocar é de pasmar a vista, de tirar o fôlego – o ar,  elemento essencial ao abre e fecha da acordeona, é o mesmo ar que enche os pulmões e projeta-se pela harmônica transformando vento em som. Divina transformação.

A linguagem musical, como toda linguagem, vive em contínua mutação. Ao ouvi-los tocar, nos damos conta desta máxima. Grossi e Kramer misturam-se e fundem-se em sons –  desfrutam a característica sonora próxima dos instrumentos e esbanjam na beleza dos temas, fraseados, dos ‘crescendos’, das fermatas, da nota só e contínua que encontra-se com a outra que chega num contraponto de beleza que nos enleva e abraça. Ouvi-los faz-nos sentir saudade, faz-nos lembrar dos sons da rua, de outras épocas, do hoje – do amanhã, na aurora de outros países, faz-nos lembrar do realejo1 – popular na vida urbana europeia, especialmente na França e Itália, o realejo em São Paulo, característico dos imigrantes italianos no Jardim da Luz ou na Praça da República, um realejo, seu romantismo, seu encantamento e ludicidade, sua sincronicidade.

Tal qual um realejo giram juntos estes dois artistas. E deus, o universo é a mão que gira a manivela com velocidade indeterminada, acelerando e retardando o tempo, acrescentando à vida, é o universo o maestro de estrelas incandescentes que reparte o sopro divino e faz na voz trocada, de duas conversas – as ‘gaitas’ de Alessandro Kramer e Gabriel Grossi – em perfeita sincronia, nos elevarem à sua órbita.

Marcoliva

Gabriel Grossi e Bebe Kramer:

Gabriel Grossi, bebe Kramer e Felix Juniro – Fuga y misterio (Astor Piazzolla)

Gabriel Grossi e Bebê Kramer – (Fortaleza de São José da Ponta Grossa, Florianópolis)

Gabriel Grossi e Bebê Kramer – Como manda o figurino (Bebe Kramer)